Tarsila do Amaral

No começo do século 20, as pessoas que moravam no Brasil ainda não tinham descoberto que ser brasileiro era uma coisa especial. Naquela época, o quente era copiar as coisas que vinham da Europa. A música, a pintura e a literatura feitas aqui, de brasileiras, só tinham o nome, porque pareciam mais traduções das artes européias.

Até que um grupo de pessoas parou para pensar: “poxa, nosso país é tão bonito, tem uma cultura tão rica! A gente tem que aprender a fazer as coisa do nosso modo! A gente não é europeu, nossa língua é diferente, nossas comidas são diferentes, então nossa arte também tem que ser diferente da deles!”

Então, essas pessoas se juntaram e deram início a um movimento chamado de Modernismo. Esse movimento começou de verdade em 1922, quando aconteceu a Semana de Arte Moderna, um evento em que a turminha de artistas mostou ao mundo suas idéias.

– Ah, tudo bem, mas onde é que a tal Tarsila do Amaral entra nessa história?

Acontece que a Tarsila era uma dessas pessoas! Ela, que tinha nascido (no ano de 1886) e crescido em uma fazenda do interior de São Paulo, sabia muito bem que beleza que era o Brasil.

Texto retirado do Site CanalKids em 22/05/2010

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: